CIMES Construtora

Notícias

Conteúdos

Guarda-corpo desenvolvido pela CIMES é referência nacional em segurança no trabalho

Imagem de capa

O compromisso da CIMES Construtora com a inovação e a segurança em obras ganhou destaque no livro Metodologia para dimensionamento de sistemas de guarda-corpo e rodapé de Artur Carlos da Silva Moreira, Márcio Andrei Tavares e Poliana Dias de Morais, publicado pela Pandion/Fundacentro/Sesi em 2018.

O sistema de guarda-corpo de periferia de última laje, criado a partir de uma ideia do fundador da CIMES, Mauri Espíndola, e desenvolvido em projeto pelo engenheiro Pedro Felipe Campos Hames, surgiu para suprir uma lacuna da construção civil. “Não existia, até então, uma solução que atendesse, de forma integrada, as etapas de forma, de armação e de desforma da última laje”, explica o engenheiro. A realidade demandava a criação de três guarda-corpos separados, em diferentes etapas, para conquistar o nível de segurança exigido pela Norma Regulamentadora n. 18 (NR18).

Diferentemente dos modelos usuais de madeira, que não resistiam ao impacto normativo de 80 kg, o protótipo desenvolvido pela CIMES foi testado em obra e comprovou a resistência exigida pela norma. O desempenho chamou a atenção durante uma fiscalização do Ministério do Trabalho, quando foi reconhecido que ele estava 100% adequado à norma, sendo um exemplo de segurança que poderia ser replicado no setor.

“O reconhecimento levou a Fundacentro a adotar o modelo da CIMES como referência em sua cartilha técnica, após realizar ensaios e testes de carga diretamente em nossas obras”, explica Pedro. Desde então, o guarda-corpo passou a integrar o manual nacional como padrão, dispensando a necessidade de novos projetos ou laudos específicos por parte das construtoras que o aplicam.

Com isso, a CIMES se orgulha de ter contribuído para elevar o nível de segurança nas obras brasileiras, consolidando seu papel de protagonista em soluções construtivas inovadoras e alinhadas às normas técnicas.

Whatsapp